'Surviving Progress' / SOBREVIVENDO AO PROGRESSO, documentário

 

surviving progress.jpg

 

'Surviving Progress' é um documentário canadiano de 2011, escrito e dirigido por Mathieu Roy e Harol Crooks, baseado no livro 'best seller' 'A Short History Of Progress' (A Breve História do Progresso) do autor Ronald Wright.

 

'Surviving Progress'  apresenta a história do progresso humano como inspiradora e de dois gumes. O documentário revela o grave risco de executar o software do século 21 - o nosso know-how - sobre o antigo hardware do nosso cérebro primata que não tem sido atualizado nos últimos 50.000 anos. Com imagens ricas e uma trilha sonora envolvente, os cineastas Mathieu Roy e Harold Crooks lançam-nos no caminho da contemplação da nossa evolução de moradores de caverna a exploradores espaciais.
 

Sinopse: "A ascensão da Humanidade é geralmente medida pela velocidade do progresso. Mas e se o atual progresso estiver prejudicando-nos, em direção ao colapso? Ronald Wright, autor do best-seller "A Short History Of Progress" (A Breve História do Progresso), que inspirou este documentário, mostra como as civilizações do passado foram destruídas pelas "armadilhas do progresso" - tecnologias fascinantes e sistemas de crença que atendem a necessidades imediatas, mas comprometem o futuro.

Com a pressão sobre os recursos mundiais aumentando e as elites financeiras levando nações ao fundo do poço, poderá a nossa civilização globalizada escapar da catástrofe - a "armadilha do progresso" final?

Através de imagens marcantes e insights iluminadores, de pensadores que investigaram os nossos genes, cérebros e comportamento social, este réquiem do modelo de progresso usual também propõe um desafio: provar que tornar macacos mais inteligentes não é um beco sem saída evolucionário."

 

 

.

.

Artigos relacionados:

publicado por odespertardoser às 11:22