HO' OPONOPONO - A SIMPLICIDADE DA CURA E DOS MILAGRES

 

 

O Ho'oponopono é essencialmente um método de auto cura, muito simples de praticar. Contudo, envolve uma tomada de consciência, muito importante, da forma como vemos o mundo exterior e o relacionamos com o nosso interior. Uma maneira de ver o Ho'oponopono, é olhá-lo como um eco nas palavras, e métodos de desenvolvimento espiritual, de inúmeros famosos autores e mestres, não só da Nova Era mas até em textos seculares e milenares como os próprios textos bíblicos. Então no que difere este método, dos outros métodos de desenvolvimento espiritual e dos outros métodos de cura? Bem, ele prima pela simplicidade. O Ho'ponopono parece demasiado simples, mas na prática produz milagres. Talvez o exemplo mais conhecido seja o do psicoterapeuta Dr. Hew Len, que curou uma ala inteira de doentes criminosos internados num hospital psiquiátrico, sem sequer travar contato com os pacientes. Ele utilizou um antigo método ancestral de cura, utilizado pelos Kahunas, os sacerdotes curandeiros da espiritualidade havaiana, aprimorado por Morrnah, a Kahuna que lhe ensinou o seu método em novembro de 1982. Ela chamou este método de Ho'oponopono da Identidade Própria.

Joe Vitale, co-autor do filme 'o Segredo' e autor de inúmeros livros de êxito, interessou-se pela história de cura do Dr. Hew Len e, da sequência de uma série de encontros com o psicoterapeuta, surgiu o famoso livro de Joe Vitale 'Limite Zero', que explica detalhadamente a simplicidade da técnica do Ho'oponopono da Identidade Própria.

 

 LAUAE fern from Hawai

 

O que é o Ho'oponopono da Identidade Própria?

 

Ho’oponopono significa 'reparar' ou 'corrigir um erro'. Esse erro nasce de pensamentos contaminados por memórias dolorosas do passado, desta e de todas as vidas passadas, nossas e dos nossos ancestrais. O que o Ho’oponopono oferece é uma maneira de liberar a energia desses pensamentos dolorosos, ou erros, que podem causar o desequilíbrio e a doença.

A primeira etapa é a compreensão de que o 'indivíduo' é o universo. Não existe nada fora do 'indivíduo'. Todos os problemas, todas as coisas, as pessoas, as circunstâncias, tudo está dentro do 'indivíduo'. Então, com esta tomada de consciência, o 'indivíduo' pode encarar a vida, os problemas, as pessoas, as circunstâncias, de uma forma totalmente diferente e passa a assumir 100% de Responsabilidade por tudo o que vê, sente, cheira, enfim tudo o que perceciona. Isto é, tudo do que toma consciência é sua responsabilidade, até as notícias catastróficas que vê na TV.

O Ho'oponopono ensina-nos que somos perfeitos. O que é imperfeito são as 'memórias' ou 'programas' que carregamos connosco. Então, para apagarmos essas memórias, esses programas, as energias tóxicas que existem dentro de nós, apenas temos de pronunciar 4 pequenas frases:

 

Sinto muito   .   Perdoa-me   .   Eu amo-te   .   Obrigado

 

Estas palavras são dirigidas mentalmente às memórias, ou aos problemas,  mas especialmente à nossa Divindade Interior. A intuição nos guiará, mas na prática o que importa é proferir as palavras mentalmente. Elas são a limpeza necessária que trará a purificação e a cura. Dr. Hew Len, explica que  ao fazermos a limpeza das memórias (através daquelas palavras), é criado o vácuo, o vazio, o estado zero. E, uma vez criado este estado, a Divindade/Amor/Universo preenche esse vazio com a inspiração Divina. E os milagres começam a surgir.

Esta é a simplicidade do Ho'oponopono da Identidade Própria - Ser 100% responsável e fazer a limpeza constante das memórias (bloqueios, limitações), purificando-se e curando-se a si mesmo. O que acaba sucedendo é que ao curar-se a si mesmo, o que perceciona como externo a si, que na realidade está dentro de si, também acaba purificado e curado. Foi desta forma que Dr. Hew Len curou todos aqueles pacientes, apenas limpando as suas próprias memórias, dizendo: 'O que está acontecendo dentro de mim que se manifesta como este problema nesta pessoa?', e iniciava a limpeza proferindo as palavras mágicas 'Eu amo-te, sinto muito....'

 

Segundo o Dr. Hew Len, "Qualquer pessoa disposta a ser 100% responsável por criar a sua vida da maneira como ela é de momento a momento tem uma saída para os problemas e para a doença. No antigo processo de cura havaiano do ho’oponopono, a pessoa pede ao Amor que corrija os erros dentro dela. Ela diz: ‘Sinto muito. Por favor, me perdoe pelo que está acontecendo dentro de mim que se manifesta como o problema.’ A responsabilidade do Amor é então transmutar os erros dentro da pessoa que se manifestam como o problema." ... "O ho’oponopono não encara os problemas como uma provação e sim como uma oportunidade. Os problemas são apenas memórias reencenadas do passado que se manifestam para nos conceder mais uma oportunidade de enxergar com os olhos do amor e agir a partir da inspiração."

 

Através da prática do Ho’oponopono, limpando e purificando constantemente, usando as palavras mágicas, vamos gradualmente anulando as energias tóxicas que existem dentro de nós e permitimos que pensamentos, palavras e ações Divinas se soltem através da inspiração, que começamos então a experimentar. Assim, começaremos a ver as palavras 'Sinto muito, por favor perdoa-me, amo-te e  obrigado', como palavras realmente mágicas, pois elas começarão a produzir nas nossas vidas, o que chamamos de MILAGRES. À medida que vamos cancelando a programação limitadora na nossa mente-subconsciente, encontramos a paz, a prosperidade, a saúde, a felicidade e diversos milagres. Saiba, portanto, ser 100% responsável. O segredo reside na compreensão deste conceito!

 

publicado por odespertardoser às 16:49