FLOW, For Love Of Water - Documentário - por AMOR à ÁGUA

 

 

'Flow - for Love of Water', é um documentário de 2008, dirigido por Irena Salina, e que nos fala da crise da água no mundo inteiro. É sem dúvida um 'must see', para abrir os nossos olhos, sobre um dos temas mais importantes do nosso século, e cujo desfecho ditará o futuro da humanidade, neste nosso pequeno planeta Terra.

O nosso planeta vive e respira através da água. Nós, seres humanos, somos constituídos por água (70%), assim como outras formas de vida. E, nós humanos, estamos a contaminar violentamente quase todas as nossas reservas de água potável, deitando dejetos humanos e de criações de animais, hormonas, produtos farmacêuticos, pesticidas e muitos outros produtos químicos, nos nossos rios e mares. A simples produção de alimentos, com recurso a químicos, é extremamente danosa já que consome 5 vezes mais água para os dissolver, para além disso, a combinação de água e químicos já é por si só desastrosa.

A ciência ainda não sabe exatamente a extensão dos danos, provocados no nosso organismo, pela exposição constante a esta água contaminada, quer seja através da ingestão, quer seja através do próprio contacto com a pele. O facto é que, pelo planeta inteiro, cresce o nº de nascimentos de fetos com malformação, o nº de problemas de fertilidade, o nº de cancros, etc. As toxinas circulam nas artérias do planeta, nos rios e nos mares, e a prova disso são as toxinas do mundo civilizado encontradas nos esquimós e animais do Ártico.

 

 

Mas a humanidade tem agora um novo problema pela frente - o interesse crescente de grupos e corporações em lucrar com o fornecimento de um bem tão precioso. E, como a escassez define o valor de um bem, esses mesmos grupos e corporações começam já a controlar algumas áreas com acesso a este bem precioso, bloqueando o acesso gratuito, de populações, à água potável gratuita, destruindo e secando a agricultura da zona, e levando sofrimento e mais pobreza a milhares e milhares de pessoas. Assim, por todo o planeta já começou a luta da população a favor da água, como bem natural e público, e contra as corporações que querem apropriar-se deste bem - o 'ouro azul' do nosso planeta. Por muitos países como a Bolívia, Índia, Tailândia, África, México Argentina, Equador e Estados Unidos, assim como por muitos outros lugares do mundo nascem forças populares capazes de salvar o destino da humanidade. Sem água potável não poderemos sobreviver, pelo que devemos amá-la e respeitá-la. Por outro lado, ela é um bem comum, sem dono... é como o ar que respiramos ou o sol que tomamos, é de todos e a nenhum pertence!

 

 

.

.

Artigos relacionados:

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

publicado por odespertardoser às 21:59